Noviciado
(formação)
" O chamamento à vida consagrada,especialmente à vida contemplativa no Carmelo, é um mistério: seu despertar é sempre obra do Espírito Santo." (RI)

A formação religiosa está a serviço da pessoa e da graça da sua vocação, ao longo de toda sua vida. Esta formação respeita e estimula o progresso e os ritmos de crescimento da pessoa e ajuda-a a superar aquilo que lhe poderia impedir o "correr para a meta" e "chegar à idade adulta, à plenitude de Cristo" (cf. Fl 3, 12-16; Ef 4,13)


   Postulante



postulante2

O noviciado é o tempo de formação da jovem até sua Profissão Solene. Antes, porém de ser iniciado, a jovem faz um tempo de experiência da vida Carmelitana, chamada postulantado, que pode durar em torno de um ano. 
Nesse ano a jovem conhecerá melhor comunidade e o nosso estilo de vida a fim de discernir se de fato é chamada à vida contemplativa no Carmelo.

                                          

                              A2



Após esse ano a jovem inicia seu noviciado, durante o qual aprofundará seu conhecimento da vida contemplativa, o que será para ela, também ocasião de amadurecimento em todas as áreas de sua vida. Nos dois anos de noviciado, as Irmãs têm uma hora de formação diária.

 " O noviciado marca o começo da vida religiosa propriamente dita. Permite entrar na experiência carmelitana de vida no deserto, em uma pequena comunidade fraterna e, assim, comprovar- na realidade experimentada durante um espaço de tempo mais longo- a autenticidade da vocação da noviça e sua capacidade de comprometer-se pela profissão dos conselhos evangélicos até a consagração de todo o seu ser..." (RI)


A3





Após os dois anos de noviciado, a noviça poderá se consagrar a Deus com os votos simples (temporários) de castidade, pobreza e obediência e por três anos, no mínimo, renovará sua consagração. Permanece, no entanto no noviciado participando da formação das noviças até o último ano de consagração temporária. No último ano, deixará o noviciado e se inserirá na comunidade das Professas Solenes (perpétuas).

Ao todo, o tempo de formação é de, pelo menos, seis anos.

PROFESSA_SOLENE_01

Voltar




 
        

  Site Map