História do Carmelo de
 Aparecida
 

fachada_concluido
Nossa Fundação saiu do Carmelo de Santa Teresa em São Paulo. A fundação se deu no dia 2 de julho de 1932, na cidade de Mogi das Cruzes. Foi nomeada fundadora a Madre Raymunda dos Anjos e as co-fundadoras: Ir. Mª Regina da Imaculada Conceição, Ir. Mª Elizabeth da Trindade, Ir. Maria Raymunda dos Anjos, Ir. Mª de Jesus e Ir. Ana de São José.Madre_Raimunda_1





























Madre Raymunda dos Anjos                              Dom Duarte L. e Silva 

Desde muitos anos que Dom Duarte, Arcebispo de São Paulo, desejava em sua Arquidiocese mais um Carmelo. Em 1928 ele solicitou da Santa Sé, um breve de fundação, que lhe foi concedido em 19 de janeiro de 1929. Porém, uma grave crise finaceira atrasou a realização do projeto.
Somente no dia 2 de julho de 1932 nossas Irmãs chegaram em Mogi das Cruzes para dar inicio à fundação.
A casa era improvisada, adaptou-se para isso uma antiga Igreja do lugar, porém as celas das Irmãs ficaram mal instaladas, de  sorte que não recebiam muita luz solar, estando sempre a casa úmida. Isso prejudicava a saúde das Irmãs.
Madre Raymunda, solicitou, então de Dom Duarte a licença para começar a construção de um novo mosteiro, e teve resposta favorável. Apesar dos ingentes esforços da Madre, o terreno não foi considerado propício para a construção, tudo foi baldado e não foi possível continuar a obra, tendo as Irmãs que permanecerem na casa provisória por vinte anos. 
D. José Gaspar desejava muito um Carmelo em Aparecida e foi ele quem deu a primeira idéia. Como ele veio a falecer logo em seguida, foi seu sucessor, D. Antônio Maria, quem deu início à concretização do desejo de D.José.
Com a ajuda dos benfeitores de Mogi, de Dom Antônio Mª, dos padres e moradores de Aparecida lançou-se a pedra fundamental em 8 de dezembro de 1950, no terreno doado pela cúria com usufruto, tendo com arquiteto Dr. Benedito Calixto.


 
mosteiro em construção

Dois anos depois, tendo já uma parte do mosteiro pronta, marcaram a mudança da cidade de Mogi para Aparecida.
No dia 7 de dezembro de 1952, às 15:00hrs, chegavam as Irmãs Carmelitas na cidade de Aparecida, acompanhadas dos benfeitores, parentes e religiosos de Mogi das Cruzes. Com muito custo conseguiram entrar na Basílica (Basílica Velha) e ficaram ajoelhadas próximas ao altar. Puderam beijar a imagem original de N. Sra Aparecida.
No dia seguinte, 8 de dezembro, deu-se solenemente a inauguração do mosteiro. O despertar foi comovente, feito pelos carrilhões da Basílica que cantavam a "Alvorada da Imaculada". às 7:30 hrs houve a primeira missa no Carmelo, e após a missa, abriram-se as portas da clausura. Familiares e amigos, todos se uniram numa cordial alegria visitando o Carmelo.



às 17:00hrs fechou-se a clausura, encerrando-se assim o belo dia de inaugaração do mosteiro, e retomou-se o rítmo e o horário comum. 
Do Carmelo de Aparecida saíram as fundações de: Cotia, S.P.; Santos,S.P.; Passos, M.G.; e Três PontasM.G.



Comemorando o Ano Jubilar de 2012.

 
        

  Site Map